quinta-feira, 29 de março de 2012

Conceituação: Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

Protocolo: é a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares (Paulo Sérgio Schneider)
O protocolo codifica as regras que regem o cerimonial, define a precedência, as normas de tratamento, lugares, trajes, regulamenta o uso de Símbolos Nacionais, valorizando o resultado do evento por meio da adequação de cada ato ou atividade.

Cerimonial: conjunto de formalidades de atos e festas públicas (Aurélio). Assim podemos dizer que cerimonial é um conjunto de diretrizes preestabelicidas, que precisam ser conhecidas e observadas em eventos oficiais ou especiais, sendo o indicador de como os participantes devem se comportar no convívio social formal.

Etiqueta: fenômeno de cultura popular com características de cordialidade e hospitalidade ligadas às normas de comportamento pessoa requintado (Augusto E. Lins). Etiqueta é o conjunto de regras e boas maneiras que resultam no comportamento das pessoas; define o comportamento das pessoas no exercício do cargo, o respeito que ela tem por seus pares, atos, suas falas e pronunciamentos, ética, a forma de tratar os outros, conviver com o próximo.

A etiqueta falicita o convívio entre as pessoas por meio de comportmento adequado a cada ocasião e cerimônia. Não é regualda por leis e decretos, é cultura, regional, estudada ma antropologia e sa sociologia, como resultaod de acontecimentos e fatores ambientais que moldamo comportmento de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário